domingo, 14 de fevereiro de 2010

Série Reconciliando o Econômico e o Social

Esta série de artigos leva como nome o subtítulo da versão traduzida para o português do livro escrito por Jean-Francois Chanlat, em 1998, com o título original de Sciences sociales et management: plaidoyer pour une anthropologie générale, sendo esta obra o alicerce fundamental do estudo que aqui se desenvolverá. Obra esta que também fôra base para debates na disciplina Abordagem Sócio-Política das Organizações, ministrada pelo Prof. Dr. Reynaldo Paula(UFBA).

A motivação para o estudo do tema em questão advém da minha percepção sobre o mundo da administração e sobre aquilo que a respeito dele é publicado nas mais diversas mídias. O que comumente se vê são materiais que tratam a administração pelo prisma do sistema capitalista fundamentado na economia de mercado onde a obtenção de lucro torna-se o objetivo fim, dando pouco ou nenhum espaço para os aspectos sociais. Pretendo aqui preencher esta lacuna, fazendo o leitor refletir e desenvolver um senso crítico mais apurado para que assim este também possa, com as suas ações, contribuir para o desenvolvimento de uma administração mais justa e coerente com as necessidades daqueles que compõem a teia social.

O objetivo destes artigos será esclarecer, através de uma evolução histórica, mas ao mesmo tempo intimamente relacionada ao contexto presente, o surgimento da organização empresarial como a conhecemos hoje, sua escalada no que diz respeito à ocupação cada vez mais constante em posições de poder e influência social, bem como desenvolver uma abordagem crítica dos seus métodos, ações e respectivas conseqüências para a sociedade e por fim ressaltar a importância de se desenvolver uma visão administrativa que relacione os aspectos econômicos e sociais.

Para guiar os estudos sobre o tema, descrevo abaixo alguns tópicos que servirão como alicerces.

- A razão instrumental.

- Desenvolvimento histórico do capitalismo com foco nas suas organizações produtivas e relações sociais engendradas no interior das mesmas.

- Necessidade de sistematizar o conhecimento sobre a administração dessas organizações e o surgimento do Management e a sua diferenciação semântica com a Administração.

- O management na atualidade.

- Desenvolvimento de uma administração que pense o econômico, mas que tenha o social como fator de relevância.

0 comentários:

Postar um comentário

 

(c)2009 -. Blogger Templates created by Deluxe Templates