sábado, 16 de janeiro de 2010

Cultura, Ideologia e Intervenção Social

Texto Baseado Na Palestra do Prof. Dr. João Martins Tude(UFBA).

Atualmente é comum vermos nos mais diferentes meios de comunicação expressivo número de entidades de naturezas diversas que se propõem a minimizar problemas sociais os mais variados. No desejo de buscar soluções o mais rápido possível para problemas complexos, fica a apergunta: Sera que aquilo que acreditamos como sendo a solução realmente o é? Para encontrarmos a resposta, faz-se necessária uma reflexão acerca do tema "Cultura e Ideologia".

Existem muitas formas de se definir cultura, mas aqui usarei uma forma clara e sintética. Entenderemos a cultura como uma construção simbólica que é compartilhada por um coletivo humano. Uma observação importante que deve ser feita neste momento é que a existencia de cultura é comum a todos os seres humanos, sem distinção.

Um outro conceito importante é o de ideologia. Este pode ser entendido como uma construção simbólica organizada que movimenta um agrupamento humano em uma determinada direção.

Tendo em mente estes dois conceitos, torna-se clara a necessidade de antes de propor soluções, conhecer a cultura do coletivo ao qual se deseja beneficiar, pois sem conhecer os valores que norteiam as ações deste grupo, corre-se o risco de assumir uma postura etnocêntrica, ou seja, desenvolver ações que sejam positivas de acordo com seus valores, esquecendo que o outro possui valores próprios que podem ser diferentes dos seus.

Nos trabalhos realizados através do Global Pact, onde o objetivo é gerar impactos positivos na sociedade, o entendimento da visão do outro em relação ao mundo é de extrema importância, tanto no relacionamento entre os ativistas que, por vezes, provém de lugares diferentes, como nas atividades que envolvem pessoas da comunidade local, pois apenas desta forma serão descobertas as reais necessidades e, por conseqüência, soluções realmente efetivas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

(c)2009 -. Blogger Templates created by Deluxe Templates