domingo, 17 de janeiro de 2010

O que é Extreme Programming(XP)?

"Extreme Programming(XP) é um processo de desenvolvimento que possibilita a criação de software de alta qualidade, de maneira ágil, econômica e flexível. Vem sendo adotado com enorme sucesso na Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil.", Vinicius Manhães Teles, autor do livro Extreme Programming.

O XP tem como principais características o desenvolvimento com escopo variável e por etapas, através de uma série de implementações, possibilitando entrega mais rápida das partes de software que são mais necessárias e de uso mais imediato, assim como a redução dos custos, pois o cliente só paga por aquilo que recebe; o refactoring, ou seja, a organização do código de forma que esse seja claro e permita complementações futuras; o uso intensivo de testes de código individuais e integrados além da programação em par, tornando o desenvolvimento mais rápido, pois diminui-se o tempo na busca por erros, possibilitando a geração de produto final com maior qualidade; e a interação contínua e sólida com o negócio do cliente, através das técnicas de feedback e trabalho, por vezes, dentro do mesmo espaço físico do contratante.

Além dessas práticas, a metodologia XP oferece inúmeras outras que, em conjunto, possibilitam a entrega de softwares com ótima relação custo x benefício.

Para maiores esclarecimentos, consulte o livro Extreme Programming de Vinicius Teles, publicado pela editora Novatec e/ou clique no link da Improve It na lista ao lado.

0 comentários:

Postar um comentário

 

(c)2009 -. Blogger Templates created by Deluxe Templates