sábado, 16 de janeiro de 2010

Global Pact na Escola de Administração da UFBA

“A Global PACT - Parcerias para o Ativismo e Treinamento Multi-Cultural, em parceria com a UFBA, através do ITES - Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial, na Escola de Administração, está proporcionando treinamento para estudantes americanos e brasileiros que têm trabalhado em equipes para desenvolver uma série de projetos que solucione problemas de comunidades carentes em Salvador. Deste grupo de intercâmbio com foco em projetos sociais de desenvolvimento local, participam 34 estudantes através de uma interação entre estudantes universitários de diversos lugares do mundo, diferentes áreas de estudo, e advindos de várias universidades. O programa conta com uma equipe de professores e coordenadores do Brasil e Estados Unidos, que ministram um curso intensivo de três semanas na Escola de Administração da UFBA.

O curso intensivo tem metodologia baseada em seminários, várias visitas as comunidades, entrevista da população local, pesquisa de campo e prática que requer dos estudantes a capacidade de identificar problemas sociais locais pertinentes à realidade de bairros populares e comunidades de Salvador. Além de incluir a escrita de um projeto, desenvolvimento de um plano de ação e sua execução em apenas três semanas. Os estudantes estabelecem contatos, visitam ONGs e têm a liberdade de desenvolverem projetos junto às organizações já existentes e/ou atuarem em outros locais. O curso também conta com a participação de convidados e especialistas de diversas áreas científicas. O Global PACT vem treinando e capacitando ativistas na Tailândia, Croácia, Camboja e África do Sul. Esta é a segunda edição do programa Global PACT no Brasil.”

Fonte: http://www.portal.ufba.br/ufbaempauta/2009/Agosto/Sabado,1/culturaisparaestudantes

Em sua edição na UFBA, o programa foi realizado no período de 13/07/2009 a 31/07/2009, sempre em período integral, totalizando 80 horas de curso. Como principais responsáveis pela organização e suporte do programa estão Prof. Dr. Genauto França Filho(UFBA), Profª. Viviane Gontijo(University of Massachusetts) e Prof. Ph.D. William Clark(Michigan University). Como palestrantes convidados participaram Prof. Dr. João Martins Tude(UFBA) e Prof Dr. Renato Dagnino(Unicamp).

0 comentários:

Postar um comentário

 

(c)2009 -. Blogger Templates created by Deluxe Templates