sábado, 16 de janeiro de 2010

Tecnologia Social

Texto baseado na palestra do Prof. Dr. Renato Dagnino(Unicamp).

O conceito de tecnologia pode ser definido como conjunto das relações sociais que são materializadas em máquinas, equipamentos, processos, organizações e etc...
Atualmente existe a produção de um tipo de tecnologia que podemos chamar de tradicional. Este tipo de tecnologia é gerada com base em um modelo de oferta(universidades e institutos de pesquisa) e demanada(organizações privadas).

Tendo em mente a idéia de que o saber científico e o seu desenvolvimento estão impregnados de valores sociais, políticos e econômicos, pode-se perceber que as tecnologias tradicionais não irão trazer benefícios para todos, mas apenas para aqueles que já são beneficiados pelo sistema capitalista que vigora no presente. Alguns traços marcantes deste tipo de tecnologia seriam a segmentação(o trabalhador não pode controlá-la diretamente), alienação(não utiliza a capacidadeintelectual máxima do trabalhador), hierarquização e busca pela maximização e exportação dos bens produzidos.

A abordagem social surge como uma resposta à abordagem tradicional. Este novo tipo de tecnologia terá como base a relação próxima entre os diversos atores envolvidos em seu desenvolvimento, a impregnação de valores que venham a impactar positivamente toda a sociedade e autonomia para que os trabalhadores possam gerar sua própria renda.

0 comentários:

Postar um comentário

 

(c)2009 -. Blogger Templates created by Deluxe Templates